Home Economia Educação especial uma aposta de Tatiana Mindrico em Almeirim

Educação especial uma aposta de Tatiana Mindrico em Almeirim

Educação especial uma aposta de Tatiana Mindrico em Almeirim

Tatiana Mindrico, licenciada em motricidade humana, abriu no mês de janeiro o próprio consultório de Educação Especial, na rua dos Aliados, em Almeirim.

Exerce a profissão desde 2007, e para além das formações curriculares, passou por vários centros para cimentar a experiência profissional “em vários centros de educação especial e reabilitação em várias locais tais como: CRIC – Coruche, CERCIMB – Barreiro, Cáritas – Setúbal, Clínica dos Afectos – Benavente e Lar Vila Campo em Fazendas de Almeirim”.

Só depois de toda a experiência, disponibilidade de espaço e habilitações académicas resolveu em janeiro investir o espaço porque “é uma mais valia que poderá ser para os cidadãos deste concelho e dos concelhos vizinhos a disponibilização de um serviço de psicoterapia”.

Tatiana diz o que é um técnico superior de Educação Especial e Reabilitação, “compete avaliar, prescrever e intervir nos domínio da Psicomotricidade, Actividade Motora Adaptada, Acessibilidade e Autonomia Social”. Desenvolve competencias nas crianças a reeducação e terapia psicomotora, dificuldades de aprendizagem, condição física, competencias sociais, atividades de cooperação de grupo, entre outras. Desenvolve a sua actividade a vários níveis, designadamente ao nível do indivíduo, da família e da comunidade, em crianças a partir dos três anos até aos adultos que apresentem dificuldades no quotidiano.

Almeirim já tem em parte alguns estabelecimentos deste tipo, questionada sobre o sucesso do seu estabelicimento diz “potencialmente sim. É um erro e até um absurdo pensar-se que só as pessoas com deficiência podem/devem receber os benefícios da psicomotridade”. Alerta que qualquer pessoa pode experimentar a psicoterapia minimizando determinadas limitações de forma a otenciar aptidões e pontos fortes.

A pensar no futuro pretende um espaço devidamente dimensionado e equipado

“há a perspectiva de evoluir nesse sentido”, mas o espaço atual deixa-a satisfeita “os serviços prestados no espaço actual são suficientemente abrangentes para uma enorme panóplia de patologias”. Serviços de terapia da fala, consultas de pedo-psiquaitria e sessões de yoga para crianças serão em breve serão valências deste espaço, numa área paralela oferece consultas, sob marcação, de nutrição e dietética com a drª Cátia Inácio.

Novidade para a polução de Almeirim, diz Tatiana, faz pequenas explicações na rua quando a abordam “obrigam-me a várias explanações do que é a Educação especial e as suas potencialidades”, posto isto resolveu convidar os interessados a pequenas sessões de esclarecimento afim de melhor perceberem o que realmente faz. Os pais são os principais observadores da evolução dos seus filhos e da forma como estes reagem ás diferentes solicitações no seu crescimento e desenvolvimento psico-social. Sugere também “a consulta da tabela de comparticipação que pode ser esclarecida junto da associação portuguesa de psicomotricidade ou numa reunião de trabalho”.

A quem pretender um consulta promete “Profissionalismo, muita privacidade, personalização e seriedade. Há uma constante avaliação da situação do utente, sua evolução e do beneficio ou não na continuação dos serviços que prestamos bem como no aconselhamento da interacção de outros profissionais”.