Parece estranho, mas parte do bairro AMCOFA está afeto à Junta de Freguesia de Almeirim. A designação da Associação que deu nome ao bairro é clara e diz de forma inequívoca que a criação da Associação é da Freguesia de Fazendas: Associação Moradores Camponeses e Operários de Fazendas de Almeirim.
O problema será antigo e não existe uma explicação para este engano, prometendo, em breve, a Câmara Municipal de Almeirim “desafetar” à Junta de Freguesia de Almeirim para passar para onde geograficamente pertence, que é a Fazendas de Almeirim.
Para além de assuntos burocráticos que os moradores das casas que pertencem a Almeirim têm de tratar na sede de freguesia, o exercício do direito de voto em eleições também tem de ser feito em Almeirim e não em Fazendas. O bairro AMCOFA está na fronteira com a freguesia de Almeirim.
Recorde-se que Filipe José Palma, Pedro Ribeiro e João Apolinário inauguraram no dia 3 de junho, a requalificação do Bairro AMCOFA, em Fazendas de Almeirim, conhecido por ser uma zona de pessoas desfavorecidas e que aguardavam por esta obra ao fim de mais de 30 anos de espera.
Com esta requalificação, o presidente do município, Pedro Ribeiro, espera dar uma nova imagem ao bairro e diminuir a carga negativa que este tinha perante a comunidade. No discurso de inauguração, o autarca frisou por diversas vezes que agora é necessário cuidar bem o espaço e “tratá-lo como se fosse o jardim de cada um”.
A requalificação do espaço público do bairro custou perto de 90 mil euros com um financiamento da União Europeia de 85 %.
O bairro foi inserido no Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano, o que permitiu à Câmara de Almeirim obter financiamento comunitário para este tipo de bairros onde vivem pessoas com problemas socioeconómicos.
Últimas:
Despiste provoca um ferido na estrada do campo
Presidente da Assembleia é que decide o que vai para atas
Hospital de Santarém recebe veículo elétrico para reforçar cuidados na área da saúde mental das crianças
Força Aérea vai sobrevoar céus para desejar “excelente descolagem para 2023”
À Atenção de Almeirim: Mercadona aumenta salários
GNR reforça patrulhamento nas estradas até ao Ano Novo
Concelho de Almeirim tem seis empresas PME Excelência
Chuva esperada para o primeiro dia de 2023 em Almeirim
IMT está a enviar alertas para condutores com cartas de condução a caducar
Ricardo Catarro é um dos 30 Rising Stars na área da fotografia a nível mundial
Hospital de Santarém alarga horário e implementa novas regras nas visitas
Futebol: AF Santarém faz história
Passeio de TT para ajudar os Bombeiros de Almeirim no dia 8 de janeiro
Autoridade Tributária alerta para mensagens fraudulentas em esquema de ‘phishing’
Fadista de Benfica do Ribatejo vence concurso “Temos Artista: Especial Tradições” da RTP1
Anónimo ajuda a equipar bombeiros
P3 pronta no ano novo
Hospital de Santarém celebrou quadra natalícia com “Natal para Todos”
Martim Salvador conquista singulares e pares em Leiria
