Há alguns anos foi inaugurado, com grande pompa e circunstância, uma solução de contentores de lixo subterrâneos como algo moderno e que iria revolucionar todo o sistema de resíduos sólidos urbanos do Concelho de Almeirim. Este sistema tão amplamente aplaudido foi implementado e difundido em vários locais. Com este sistema, os velhos contentores que tinham frequentes queixas de deficiente lavagem e manutenção desapareceriam dos olhos de todos, e o Concelho de Almeirim passaria a ter uma imagem mais cuidada. Infelizmente, o oásis parece ter alguns problemas. Talvez por alguns velhos hábitos… Em vários pontos tem sido observado equipamentos destes avariados com as bases completamente estragadas ou a boca do contentor tapada com plástico. Infelizmente, parece confirmar-se que a falta de manutenção voltou. Muitos munícipes têm apresentado queixa, mas as reparações dos equipamentos teimam em não acontecer. Mesmo após alguns meses. Sempre há um motivo qualquer. A culpa é sempre de um outro. Só falta que se diga como o fazia um Presidente de um clube de futebol “a culpa é do sistema”, como se no fundo ninguém fosse capaz de fazer nada sem ser observar o triste fim de forma resignada. Quando se quer promover o turismo no Concelho de Almeirim, tem de se dar outra imagem que não a de um Concelho com problemas básicos deste nível. O ponto mais turístico do Concelho é a zona da praça de toiros, onde estão situados a maior parte dos restaurantes. Quando se vê tanto lixo naquela zona, percebe-se que a imagem que fica a quem vem de fora é a de um Município descuidado, sujo e feio. Como Almeirinense que sou, fico revoltado com esta situação que deve ser resolvida. Deixo uma outra nota: se alguém for à zona central de Almeirim, junto à Câmara Municipal, qual é a imagem que acham que transmitimos com aquele painel vídeo gigante no Parque das Laranjeiras com um cabo enorme esticado desde o edifício da Câmara? Há meios que se podiam adotar facilmente para eliminar aquela agressão visual. Como queremos dar uma imagem de um Concelho cuidado, bonito e arranjado, quando temos toda aquela panóplia de cabos à mostra em tantas ruas? E, muitas vezes, em locais muito centrais. A quantidade de cabos nalguns locais faz lembrar algumas zonas urbanísticas não planeadas e sem regras nenhumas de urbanismo. Se queremos atrair pessoas para o Concelho para algo mais do que, apenas, a nossa gastronomia, temos de cuidar da nossa imagem. Se conseguirmos aliar às pessoas boas que residem e foram criadas neste Concelho uma imagem cuidada, organizada e limpa, teremos muito sucesso no turismo. Mas assim, não!
João Lopes, PSD
Últimas:
Despiste provoca um ferido na estrada do campo
Presidente da Assembleia é que decide o que vai para atas
Hospital de Santarém recebe veículo elétrico para reforçar cuidados na área da saúde mental das crianças
Força Aérea vai sobrevoar céus para desejar “excelente descolagem para 2023”
À Atenção de Almeirim: Mercadona aumenta salários
GNR reforça patrulhamento nas estradas até ao Ano Novo
Concelho de Almeirim tem seis empresas PME Excelência
Chuva esperada para o primeiro dia de 2023 em Almeirim
IMT está a enviar alertas para condutores com cartas de condução a caducar
Ricardo Catarro é um dos 30 Rising Stars na área da fotografia a nível mundial
Hospital de Santarém alarga horário e implementa novas regras nas visitas
Futebol: AF Santarém faz história
Passeio de TT para ajudar os Bombeiros de Almeirim no dia 8 de janeiro
Autoridade Tributária alerta para mensagens fraudulentas em esquema de ‘phishing’
Fadista de Benfica do Ribatejo vence concurso “Temos Artista: Especial Tradições” da RTP1
Anónimo ajuda a equipar bombeiros
P3 pronta no ano novo
Hospital de Santarém celebrou quadra natalícia com “Natal para Todos”
Martim Salvador conquista singulares e pares em Leiria
