Home Sociedade Cantora com mais de cinco milhões de discos vendidos atua em Almeirim

Cantora com mais de cinco milhões de discos vendidos atua em Almeirim

Cantora com mais de cinco milhões de discos vendidos atua em Almeirim

Teresa Salgueiro vai atuar em Almeirim no inicio de 2015.

A ex-vocalista dos Madre de Deus tem agendado um espetaculo para o Cine-Teatro da cidade no dia 7 de feveiro.

Teresa Salgueiro nasceu em Lisboa a 8 de Janeiro de 1969. Em 1986, com apenas 17 anos, integra o mais famoso grupo Português de sempre no estrangeiro – Madredeus. Entre 1987 e 2007, com os Madredeus, vendeu mais de cinco milhões de discos em todo o mundo.

Participou, também, como atriz principal, na longa metragem de Wim Wenders, intitulada “Lisbon Story”. Em paralelo com a actividade do grupo, edita o álbum “Obrigado” (2006) que reúne participações com vários artistas como José Carreras, Caetano Veloso, Angelo Branduardi, entre outros. Em 2007 Grava dois álbuns em parceira com o Septeto João Cristal (Você e Eu) e com o Lusitânia Ensemble (La Serena) em que explora universos musicais diversos demonstrando a sua versatilidade enquanto intérprete. Manteve, com estes dois projectos e durante dois anos, uma actividade regular de concertos na Europa, Brasil e México.

Ainda em 2007 e a convite do compositor polaco Zbigniew Preisner participa como voz solista no álbum “ Silence Night and Dreams”. Com este concerto, que teve a sua estreia no Teatro da Acrópole, em Atenas, subiu ao palco em várias cidades europeias, como Paris, Londres ou Płock. A 30 de Junho de 2007 Teresa Salgueiro apresentou-se no Teatro de S. Carlo em Nápoles, a convite dos Solis String Quartet, para interpretar um conjunto de canções evocativas do legado da Música Napolitana.

Dois anos mais tarde, em 2010, nasce o Concerto “Canti Naviganti” que se estreou em cidades selectas de Itália. Já enquanto artista independente, em Agosto de 2008, com a ideia de recolher um repertório que retratasse as diferentes épocas, tradições, regiões e costumes Portugueses, reúne-se novamente com o Lusitânia Ensemble e assim nasceria o disco “Matriz”, cujos concertos percorreram a Europa e África. “Voltarei à minha Terra” foi uma viagem através da memória colectiva da Música Portuguesa do séc. XX. Com uma nova formação, Teresa Salgueiro tomou a seu cargo a direção dos arranjos musicais onde desenha uma linguagem original que traduz um Universo poético, nascido de palavras e sentimentos portugueses.

Este percurso de 25 anos de dedicação ininterrupta à Música culmina na criação de uma oficina de composição de peças originais que nascem do encontro da Teresa com os músicos que escolheu. E, pela primeira vez, dedica-se à escrita das letras de todos os temas. Ao longo de nove meses, de Novembro de 2010 a Julho de 2011, desenvolveram os conceitos e cristalizaram-se as ideias em formas musicais. Convidou António Pinheiro da Silva, com quem partilhou os primeiros dez anos de gravações e concertos da sua vida, para co-produzir este novo disco. Durante o mês de Agosto de 2011, retiram-se para o Convento da Arrábida, no ambiente envolvente da Serra, e montam um estúdio de gravação onde registam os dezassete temas que dão origem ao álbum “O Mistério”.

Os bilhetes vão estar à venda nos locais habituais e nos balcões dos CTT.