Home Desporto Agência Portuguesa do Ambiente garante qualidade da água da barragem dos Patudos

Agência Portuguesa do Ambiente garante qualidade da água da barragem dos Patudos

Agência Portuguesa do Ambiente garante qualidade da água da barragem dos Patudos

A Câmara Municipal de Alpiarça pediu à Agência Portuguesa do Ambiente análises à água da Barragem dos Patudos. O organismo confirma problemas na falta de oxigénio, mas garante que não está em causa a saúde dos atletas.

Assim, Câmara e Federação voltaram atrás e a prova volta à barragem! como inicialmente previsto.

Esta alteração levou a outras, a ter em atenção:

– As partidas de Benjamins e Infantis são separadas por género, sendo que as raparigas só partem quando os rapazes concluírem a natação

– As partidas de Iniciados são divididas em três:

  1ª partida – 30 melhores classificados do ranking masculino (listagem publicada no local da prova)

  2ª partida – restantes atletas masculinos, incluindo inscrições de última hora

  3ª partida – atletas femininas

– As partidas só são dadas quando o grupo anterior concluir a natação

– A prova de CN Clubes será separada entre masculinos e femininos e as mulheres só partem após o final da prova masculina.

Recorde-se que o Aquatlo de Alpiarça surgiu no calendário nacional em substituição do IV Aquatlo de Ílhavo (cancelado), evento que iria integrar a realização do Campeonato Nacional de Clubes de Aquatlo e mais uma etapa do Campeonato Nacional Jovem de Clubes.

Para além das duas provas para os atletas integrados em clubes e filiados na FTP, haverá ainda lugar a uma Prova Aberta em aquatlo, constituída por 300 metros de natação (5 voltas) e 2000 metros de corrida (1 volta).

Importante referir que a etapa do Campeonato Nacional Jovem de Clubes será composta por uma prova de triatlo (e não aquatlo), com distâncias diferentes, consoante o atleta pertença ao escalão de benjamins, infantis ou iniciados.

Já no que toca ao Campeonato Nacional de Clubes de Aquatlo é composto por uma única prova e será disputado no formato de estafetas, com cada equipa a ser composta por três atletas do mesmo género e do mesmo clube – que terão de fazer, cada um, 300 metros de natação (5 voltas) e 2000 metros de corrida (1 volta). Cada clube poderá apresentar um número ilimitado de equipas/estafetas, mas, para a disputa de cada um dos pódios, classificará apenas a mais rápida.